DIA 4 – “RESSIGNIFICANDO SUA HISTÓRIA”

SOLDADOS FERIDOS – 40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM

“Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus”. Fl 3.13-14

Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “Você pode ser o autor de sua própria história!” Quando penso nessa frase, entendo que ninguém pode escrever a sua história sozinho. Mesmo porque, todos somos inevitavelmente influenciados pela família, sociedade e pelo mundo que nos cerca. Dentre essas pessoas, há aqueles que nos afetaram negativamente com feridas, maus tratos internos e com abusos emocionais.

Por isso, gosto de pensar na frase de Jean-Paul Sartre que diz: “Não importa o que fizeram com você, mas o que você fará com o que fizeram com você”.  Parece meio insensível dizer que “não importa”, mas importa sim! Tanto é que isso até hoje tem acompanhado a sua história. Mas não importa no sentido de que não há como alterar um fato passado de sua vida. Esse mau trato, essa indiferença que você sofreu foi algo que aconteceu com você na história de suas relações. A questão é: o que você fará em resposta a essa influência negativa que você passou?

Acredito que você pode se reinventar! Acredito na capacidade do ser humano em dar um novo sentido em histórias tristes que bateram na porta do seu coração.

Você pode ser o autor de sua história! Não alterando fatos, mas dando um novo significado a cada evento triste que você passou.

Ressignificar a sua história não significa que você será responsável por tudo que acontecerá com você, mas significa dizer que em todas as circunstâncias você tentará dar um novo sentido e uma nova perspectiva para a vida, acreditando na possibilidade da reinvenção. Deus quer reconstruir uma nova história contigo!

Pr. Marcos Petrucci

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *