DIA 03 – “ESTOU CANSADO”

SOLDADOS FERIDOS – 40 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM

Vivemos num tempo de muita correria. Acordamos cedo demais e dormimos tarde demais. Não há mais espaço na agenda para a reflexão, oração ou coisas do tipo. Temos muito que fazer e o tempo urge!

A cada dia, mais e mais pessoas sofrem de ansiedade. A paz fugiu delas e agora o que resta é angústia e canseira. Como encontrar alívio quando a mente não para de funcionar nem quando se dorme?

Brota-se subitamente uma necessidade de funcionar à base de remédios. Um para dormir, outro para controlar ansiedade, outro para aliviar o estresse; assim vamos nos entupindo de drogas farmacêuticas e tentando sobreviver neste universo capitalista e ávido por sucesso, poder e visibilidade.

Um olhar para Cristo pode mudar tudo. Ele chama os cansados para um projeto meio fora da curva, mas aparentemente real:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).

Me desculpe, mas é no mínimo estranho um homem prometer descanso e alívio em si mesmo. Se ele tivesse um livro de autoajuda ou ministrasse uma palestra com “sete passos para o descanso”, faria todo o sentido; agora, anunciar que trará alívio e que isso se dará de forma direta e pessoal, é algo que chega a soar estranho.

Entretanto, preciso lhe dizer que a promessa de Mateus 11:28 é real. E o que garante a realidade da oferta de Jesus é o fato de que ele não é apenas um homem: ele também é Deus.

Porque Jesus é homem, ele conhece o seu cansaço. Porque Jesus também é Deus, ele pode te oferecer descanso.

O segredo para um missionário que tem sido aviltado por tantas privações financeiras e ausência de apoio e acolhimento institucional, ou mesmo de um cristão que serve a Cristo num contexto corporativo é conhecer a glória de Jesus no Evangelho. Ele é revelado para além de uma proposta psicoterapêutica; ele é revelado como o Príncipe da Paz.

A caminhada da fé, em especial daquele que utiliza a mesma para se engajar na obra missionária, implica em chegar a níveis bastante elevados de estresse e angústia. Não há como servir e não se desgastar no processo. Por isso, sempre se fará essencial um retiro pessoal para que, aos pés de Jesus, você reencontre as forças para prosseguir no caminho.

Ore quanto a isso. Deixa o Espírito de Cristo te iluminar para esta verdade: Jesus é o homem que conhece seus limites e o Deus que te faz superar todas as suas limitações, para a glória do seu nome.

Maycson Rodrigues

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *