SERTÃO ENTRE JOVENS 2014 – UM NOVO DESAFIO

SERTÃO ENTRE JOVENS 2014 - UM NOVO DESAFIO

“… e serão minhas testemunhas em Jerusalém, e em toda a Judéia, em Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1.8). O ano de 2013 vai ficar marcado para sempre na história do Ministério Entre Jovens quando, milagrosamente, Deus nos permitiu estar pela primeira vez na Amazônia proclamando o Evangelho de Cristo aos ribeirinhos – uma viagem de grande porte que nos custou o investimento de recursos, tempo e esforços. No entanto, os desafios de Deus continuam. Em Janeiro de 2014, o Ministério estará no sertão nordestino, mais especificamente no município de Manari, em Pernambuco. Temos certeza de que esta será mais uma experiência sobrenatural do poder de Deus através de nós, a fim de abençoar mais uma parte da nossa nação. Queremos estender esse desafio a você.

COMO TUDO COMEÇOU

Em 2012, o Ministério Entre Jovens conheceu o Pastor Manoel Nascimento, Pastor da Igreja Batista de Manari. O Pastor e sua esposa estiveram conosco no Rio de Janeiro e em uma das viagens missionárias realizada na cidade de Lima Duarte (MG). Suas histórias e testemunhos sobre a realidade difícil de Manari e de todo o sertão nordestino marcaram a vida do Ministério. Desde então, guardamos no coração o desejo de servir aos irmãos no tempo em que Deus nos permitisse. Durante a viagem à Amazônia, Deus tocou em nossos corações e nos confirmou de que era chegado o momento de irmos à Manari.

UM POUCO SOBRE MANARI

“A cidade mais pobre do Brasil”. Em 2003, o município de Manari, no interior de Pernambuco, ganhou esse título por ter o menor índice de Desenvolvimento Humano do país. Um índice que leva em conta a renda, saúde e educação da população local. Recentemente, o município de Manari perdeu o título quando deixou a última colocação no ranking brasileiro e subiu 18 posições. Saiu da posição 5.565 para a posição 5.547. No ranking, Manari é a única em Pernambuco a possuir um ponto vermelho, indicando seu lugar de “muito baixo desenvolvimento” (entre 0 e 0,499): cravou 0,487. Os novos números foram divulgados em julho deste ano, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A pobreza de Manari está ligada a uma história política marcada por denúncias de desvios e improbidade administrativa.

A SECA NO NORDESTE

As atenções estão voltadas para o sertão. O nordeste brasileiro enfrenta em 2013 a maior seca dos últimos 50 anos, com mais de 1.400 municípios afetados. A seca deste ano já é pior do que a do ano passado, também recorde. No sertão de Pernambuco, 56% das barragens estão em colapso. Os reservatórios abastecem 56 cidades. Dois dos maiores mananciais locais não recebem uma gota de água há pelo menos quatro meses. A região enfrenta a pior seca em 60 anos. Além disso, moradores sofrem com um surto de diarreia. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados mais de 130 mil casos da doença no primeiro semestre com seis mortes confirmadas. É tempo de interceder e estender as mãos a tantos que têm sofrido por causa da seca. A exemplo de Cristo, vamos levar o Evangelho com palavras e com atitudes e, assim, haveremos de ver Deus sendo glorificado através das nossas boas obras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *